skip to Main Content
Ilustração De Claquete Para Representar A Lista De 10 Filmes Para Programadores

10 filmes para programadores que todo DEV precisa assistir!

Quantos filmes para programadores você conhece? No fim do dia, nada como descansar a cabeça assistindo um filme. Ainda mais hoje que temos várias opções de streaming já no jeito para começar a sessão pipoca & guaraná. Mas por mais que seja nossa hora de relaxar, é muito interessante quando um filme retrata a nossa profissão por ângulos que ainda não conhecíamos. Isso contribui com nossas softskills e dá aquela renovada no amor pela área.

Vocês devs têm sorte: o cinema adora lançar filmes sobre tecnologia, e não é de hoje. Talvez a paixão de muitas pessoas desenvolvedoras tenha começado assim, inspirada pelos filmes. No século passado, o cinema retratava a tecnologia como algo distante, aquela coisa bem sci-fi. Hoje já sabemos que podemos viver cercados de tecnologia sem sermos dominados pelos robôs (sim, Tinbot, estou olhando para você!).

Aqui listei 10 filmes para programadores e amantes de tecnologia, tanto clássicos quanto mais recentes. Espero que goste!

Os 10 filmes para programadores

Temos aqui filmes dos anos 60, 80, 90, início de 2000 e década de 2010. Ação, comédia, suspense… tem para todos os gostos. Você verá também os diretores e notas que os filmes receberam no IMDB, caso goste de selecionar por esses detalhes 🙂

Ah! Uma coisa que devo dizer: não coloquei aqui os links para assistir por streaming porque os títulos podem entrar ou sair de repente dos catálogos, e isso geraria uma experiência frustrante para você. Citei apenas no caso de originais dos serviços como Netflix e Amazon Prime, ok?

1 – 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

poster do filme 2001 uma odisseia no espaço
Poster do Filme: 2001 Uma Odisseia no Espaço

Diretor: Stanley Kubrick

IMDB: 8,3/10

Bora começar com um clássico da ficção científica?

O filme conta a história de HAL 9000, um sistema de inteligência artificial, que controla a nave Discovery durante uma expedição espacial a Júpiter.

Uma equipe de astronautas liderada por David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à missão para investigar um enigmático monolito negro que parece interferir na Terra por meio de sinais de outra civilização. Durante a viagem, HAL se rebela contra os seres humanos e tenta eliminar a tripulação.

Essa produção rendeu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais a Kubrick e diversos outros prêmios e indicações.

2 – Steve Jobs (2015)

capa do filme Steve Jobs
Capa do filme Steve Jobs

Diretor: Danny Boyle

IMDB: 7,2/10

Jobs estilizado como jOBS é um filme biográfico, baseado na carreira do inventor, empresário e magnata americano Steve Jobs, de 1971 a 2001. O longa mostra a vida de Steve Jobs de sua fase hippie até a fundação da Apple, quando passou a ser considerado um dos mais criativos empresários da época.

Vamos combinar: mesmo que você seja mais do time Android, Jobs é uma figura emblemática e sua história justifica totalmente o filme. Vai que você se inspira a criar sua empresa na garagem?

3 – O Jogo da Imitação (2014)

poster do filme O Jogo da Imitação
Poster do filme O Jogo da Imitação

Diretor: Morten Tyldum

IMDB: 8/10

O Jogo da Imitação (no original em inglês The Imitation Game) é um filme de suspense histórico lançado em 2014. Indicado ao Oscar, é uma cinebiografia do criptoanalista inglês Alan Turing, vagamente baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges.

Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch, liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, sendo um inovador da ciência da computação. Isso ajudou a salvar milhões de vidas, mas depois ele foi condenado por sua homossexualidade.

4 – Black Mirror: Bandersnatch (2018)

poster do filme Bandersnatch
Poster do filme Bandersnatch

Diretor: David Slade

IMDB: 7,2/10

Por mais que Black Mirror seja uma série, em 2018 não foram lançados os episódios como de costume, mas sim o filme/jogo interativo Bandersnatch. Sim, você não leu errado: é filme e também é um jogo. Isso porque a narrativa possui pausas em que você pode escolher o que acontece a seguir, e sua decisão impacta no final.

Como se só isso já não chamasse atenção o suficiente de quem curte tecnologia, a história também é sobre um jovem programador tentando emplacar seu jogo de aventura (que batiza o filme: Bandersnatch) em uma grande empresa chamada Tuckersoft. O filme se passa nos anos 80, e é bem fiél à tecnologia da época, o que torna a ambientação fascinante para quem gosta de algo retrô.

O filme é um original Netflix, você pode assistir por lá.

5 – Piratas da Informática (ou Piratas do Vale do Silício) (1999)

Poster do filme Piratas da Informática
Poster do filme Piratas da Informática

Diretor: Martyn Burke

IMDB: 7,2/10

Quer mais Steve Jobs? Neste, temos também Bill Gates! Pirates of Silicon Valley/Piratas da Informática é um filme feito para a televisão, pela TNT.

Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple Inc. e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

6 – A Rede Social (2010)

Poster do filme A Rede Social
Poster do filme A Rede Social

Diretor: David Fincher

IMDB: 7,7/10

Outra pessoa que se tornou uma gigante da tecnologia, e se destacou ao nível de ganhar um filme sobre sua história, é o Mark Zuckerberg. A Rede Social/The Social Network é um filme sobre a fundação da rede social mais usada no mundo, o Facebook.

Como pode-se esperar do diretor de O Clube da Luta, A Rede Social não é tão simples como parece: o filme trás uma atmosfera opressiva conforme Zuckerberg se depara com suspeitas de traições, inveja e decepções.

7 – Os Estagiários (2013)

Poster do filme Os Estagiários
Poster do filme Os Estagiários

Diretor: Shawn Levy

IMDB: 7,1/10

Vai uma comédia aí? Com Owen Wilson e Vince Vaugh (que também escreveu o filme), o longa mostra a vida de dois estagiários na Google. A questão é que esses 2 estagiários têm em torno de 40 anos e não sabem NADA de tecnologia. E agora?

Além de dar umas boas risadas, você verá a importância das soft skills na prática. Afinal, apesar de não saberem nem um hello world da vida,  Owen e Vince acabam se virando muito bem só na base do jogo de cintura com pessoas.

8 – War Games (1983)

Poster do filme War Games
Poster do filme War Games

Diretor: John Badham

IMDB: 7,1/10

Que dados são sensíveis (e muitas vezes o bem maior de uma empresa), a gente sabe. Agora imagine mexer com os dados do governo sendo só um adolescente…

Um adolescente vivido por Matthew Broderick em um de seus primeiros papéis no cinema descobre um modo de acessar um sistema militar que controla as armas dos Estados Unidos. Achando que está num jogo, o jovem faz um movimento que pode desencadear a Terceira Guerra Mundial.

*Existem outros filmes com o nome traduzido para “Jogos de Guerra”, então por garantia, pesquise com o título original: War Games.

9 – A Senha: Swordfish (2001)

Poster do filme A Senha: Swordfish
Poster do filme A Senha: Swordfish

Diretor: Dominic Senna

IMDB: 6,5/10

O cinema adora o tema segurança da informação, hehe

Em A Senha: Swordfish, conhecemos o hacker Stanley Jobson (interpretado por Hugh Jackman), que está proibido de chegar perto de um computador pela Justiça americana. Ele é recrutado por um misterioso grupo para roubar dinheiro quebrando criptografias. Porém, os objetivos e métodos do grupo logo levam Jobson a perceber que este não é um trabalho qualquer. O filme tem um baita elenco, contando com John Travolta e Halle Berry.

10 – Matrix (1999, 2003)

Poster da Trilogia Matrix
Poster da Trilogia Matrix

Diretoras: Lana Wachowski e Lilly Wachoswki

IMDB:  8,7/10 para o primeiro filme, 7,2/10 para  Matrix Reloaded, 6,7/10 para Matrix Revolutions

Aqui temos outro clássico da ficção científica! A trilogia é dividida em:

  • The Matrix (1999)
  • The Matrix Reloaded (2003)
  • The Matrix Revolutions (2003)

Em Matrix, Keanu Reevez faz um programador, atormentado por pesadelos, que começa a desconfiar da realidade que o cerca e descobre que tudo faz parte de uma simulação de realidade, controlada por um sistema, que utiliza os corpos das pessoas para produzir energia. Matrix revolucionou os efeitos especiais do cinema, e ainda hoje usamos muitos deles! Se você nunca assistiu e tem medo de achar datado, dê essa chance.

De bônus, uma série:  Mr. Robot

poster da série Mr. Robot
Poster da série Mr. Robot

Diretor: Sam Esmail

IMDB: 8,5/10

Você prefere séries? Então já deve ter ouvido falar de Mr. Robot.

Nela, você conhecerá a história de Eliot Alderson, um jovem programador. Sua vida é bem irônica pois, durante o dia, Eliot trabalha em uma empresa de segurança de internet, enquanto em seu tempo livre curte agir como hacker. Apesar da sua motivação se manter como a de “proteger as pessoas”, o personagem apresenta um comportamento bem antissocial.

A série passou aqui no Brasil no canal pago Space. Para assistir online, você a encontrará na Amazon Prime Video.

Conteúdo salva!

Muitos dos perrengues que os programadores vivem nos filmes listados aqui poderiam ser evitados. Por exemplo, na live “Você é um programador ou apenas um digitador de códigos?”, vemos como erros de software causaram alguns dos maiores problemas da história da sociedade moderna.

Essa live e muitos outros conteúdos têm acesso gratuito em nosso site. Aproveite e compartilhe o conhecimento com seus amigos:

banner para acessar conteúdos gratuitos

 

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top