desenhar com HTML e CSS
Desenvolvimento

Por que Front-Ends deveriam aprender a desenhar com HTML e CSS

desenhar com HTML e CSS
Comunicação DB1
10 de agosto de 2020
desenhar com HTML e CSS

Um CSS é basicamente um desenho que alguns devs fazem pegando elementos do HTML e estilizando. É muito fácil de achar no CodePen.io (uma espécie de playground de código).

Muitos desenvolvedores (tanto front quanto back e full-stack) não sentem segurança com o CSS. Usamos para resolver problemas, mas nem sempre entendemos muito bem como funciona. Podemos entender até os conceitos mais complexos do que esse, mas o CSS vai ficando no mistério.

Uma das razões para deixarmos o CSS de lado é o grande número de tópicos a serem estudados. Às vezes, falta motivação para estudar todos eles. Fora que, no dia a dia, acabamos lidando com layouts mais simples.

Porém, o objetivo aqui é finalmente ir atrás de dominar a prática de desenhar com HTML e CSS!

Como se motivar a desenhar com HTML e CSS?

Dentre as razões para estudar esse tema, entra o fato de estar se desafiando. A partir do momento que você decide fazer um desafio, isso te força a ler a documentação.

Fazer um desenho que você se identifica e gosta te trará satisfação, aquele sentimento de “fui lá e consegui!”.

Para começar, siga as dicas:

  • Escolha um desenho que você gosta
  • Tente optar por algo fácil, com muitas formas geométricas

Como melhorar?

Ler a documentação, ter mais carinho com o layout que desenvolve, melhorar a noção de espaço (saber se algo está alinhado ou não, se um posicionamento estará agradável ao usuário), aprender boas práticas… tudo isso pode ser melhorado praticando com layouts mais desafiadores!

Assista na prática com o Lightning Talk!

Este tema foi apresentado em um vídeo de até 15 min por Vinicius Puente.

Vinicius tem 23 anos e é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC – Sorocaba.

No Lightning Talk, você vê um desenho em CSS sendo feito na prática como exemplo, e também toda a parte de código do processo. Assista na íntegra:


Escrito por

Comunicação DB1

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.