skip to Main Content
Foto De Uma Mulher Trabalhando, Ilustrando Uma QA Aplicando Conhecimentos Da Certificação CTFL

Certificação CTFL: o impacto no dia a dia do QA

QA? Quem são? O que fazem? Como vivem? O que comem? Quem são?  E o que me levou a ser QA?

O termo tester ou QA – Quality Analyst/Quality Assurance tem como propósito garantir a qualidade de um software, seja ele um produto ou projeto. Os desafios encontrados no dia a dia de um QA se dão em assegurar a qualidade, isso envolve tarefas como análise de teste, estratégia de teste, análise de negócios, verificação da história de usuário, comunicação de riscos e defeitos, tomada de decisão, além de diversos tipos de teste tais como teste manual, regressão, automação, usabilidade, performance entre outros. Agora que tivemos o conhecimento sobre o significado e os desafios de um QA, vamos entender um pouquinho sobre como cheguei até essa área.  

Compartilhe:
Continue lendo

Histórias sobre a cultura da DB1 – Pilar Energia

A cultura da DB1 é baseada em 7 pilares. Aqui no blog, você já pode encontrar nosso código de cultura completo, e também o primeiro post desta série de histórias: o pilar lócus de controle, que fala sobre nosso empoderamento, comprometimento, responsabilidade e autonomia.

Agora, você conhecerá o pilar energia, que é feito pelos seguintes valores:

  • Intensidade
  • Resiliência
  • Curtir a jornada

Veja como vivemos esse pilar por aqui!

Compartilhe:
Continue lendo
Três Colegas De Trabalho Participando De Mentoria

Os seis benefícios de se tornar um mentorado 

“Aprendizado Constante” é um termo conhecido há muito tempo. Hoje em dia é raro encontrar um profissional que acredite na possibilidade de estar pronto para encarar toda sua vida profissional apenas com uma graduação ou um curso específico.  

Além das crenças pessoais, o cenário atual do mercado de trabalho busca profissionais que estejam em constante evolução, buscando aprender novos conceitos, metodologias e tecnologias além de sempre estarem atualizados com as práticas atuais, e para isso existem vários recursos: cursos, workshops, palestras, vídeos, artigos, e etc… Dentre essa infinidade de possibilidades existe a Mentoria. 

Mas o que é Mentoria? E como ela funciona? 

A mentoria é um processo de aceleração de carreira (ou de desenvolvimento), onde um profissional mais experiente oferece um acompanhamento a outro. Este processo funciona na maioria das vezes com uma relação mais individual mentor-mentorado, embora existam mentorias em grupo. Mas quais são os principais benefícios? 

Compartilhe:
Continue lendo
Ilustração De Testes

Antecipação de Testes Automatizados para contextos de API

Primeiramente, o que são Testes Automatizados? 

Ilustração sobre dúvidas

 

Para simplificar o que é um teste automatizado, pensamos no seguinte contexto: 

“Imagine que toda semana o seu time libera uma nova versão do sistema, com todos os projetos já integrados. Porém, todas as vezes que uma nova versão é liberada, testes exploratórios precisam ser executados de forma manual a garantir que inconformidades não estejam acontecendo em um ambiente de produção. Visto que este processo precisa ser validado semanalmente e repetidamente, ou seja, todas as vezes a mesma coisa, o mesmo teste, o mesmo processo e a mesma técnica. O que gera um alto tempo demandado para garantir que a regressão e a integração das funcionalidades não tenham sofrido alterações indevidas, antes desta versão ser liberada para clientes em específicos.” 

Diante deste cenário apresentado, podemos notar que uma demanda muito grande e exaustiva de testes repetitivos precisa ser executada semanalmente, o que gera tempo e custo. Todo este processo pode ser evitado com a implementação dos testes automatizados, que abordam um conjunto de ações predefinidas nas quais geram bons resultados e evitam que este processo de repetições e exaustividade em testar uma funcionalidade sejam exonerados. O teste automatizado possui diferentes abordagens, contextos e especificidades. Sendo elas: 

Compartilhe:
Continue lendo
Desenvolvedor Trabalhando Em Um Código Com Práticas De Clean Code

Conceitos isolados do Clean Code: Formatação Vertical e Horizontal do código.

” Honestidade em pequenas coisas não é uma coisa pequena” 

Introdução 

A frase citada logo acima está no prefácio de um dos livros mais difundidos no meio técnico do desenvolvimento de software. O livro do Clean Code foi escrito por Robert C. Martin (conhecido como Tio Bob) e reúne boas práticas recomendadas para serem utilizadas por programadores honestos, que mensuram a qualidade de um software não apenas pela correta execução das funcionalidades propostas, mas também pela forma como o sistema foi construído. A ideia com esse material é destacar a importância do código limpo e explorar alguns pontos relevantes que poderão melhorar a nossa habilidade artística de codificação! 

Compartilhe:
Continue lendo
Equipe De Trabalho Estudando Sobre Carreira Em T.

Você sabe o que é carreira em T e quais seus benefícios? Confira!

Com a competitividade do mercado de trabalho aumentando cada vez mais, trabalhar suas habilidades e competências e expandir sua gama de conhecimentos é primordial. Nesse sentido, a carreira em T é um dos termos que tem ganhando reconhecimento no ramo profissional de várias áreas, como a de DEV, a de marketing digital, entre outras. 

Compartilhe:
Continue lendo
Back To Top