Skip to content
Certificação Delphi

Dicas de estudo para a Certificação Delphi Developer

A certificação Delphi Developer, no meu caso, veio da vontade que tinha há tempos de testar meus conhecimentos em relação à linguagem Delphi. Meus colegas de equipe, em sua grande maioria, possuíam a certificação. Eles me encorajaram para que eu também pudesse me tornar certificado. Isso impulsionou minha vontade de aceitar esse desafio.

Por isso, escrevo esse artigo como forma de incentivar outras pessoas a buscar a Certificação Delphi Developer. Espero que seja útil para seus estudos!

Como estudar para a Certificação Delphi Developer

Acho importante contextualizar a prova para vocês. Primeiramente, é uma prova de tempo curto e totalmente em inglês, por isso, dê aquela praticada no idioma antes de buscar o exame!

Na prova dessa certificação, existem questões sobre o que acontece no background da linguagem. São relativas, por exemplo, ao endereçamento de memória, algo que eu não imaginava que fosse requisitado. Por isso, é interessante que leve suas dúvidas aos fóruns especializados em Delphi. Eu e outros programadores participamos até de um grupo no Whatsapp para isso.

Grupos de estudos presenciais também são ótimos para te motivar a continuar estudando. Um outro apoio importantíssimo que você pode buscar é o da empresa onde trabalha. Eu pude contar com o apoio da DB1, tanto a respeito do incentivo dos gestores até apoio financeiro da empresa. Foi algo bem encorajador!

Para quem pretende tirar a certificação, recomendo fortemente que leiam, releiam e façam resumos da documentação da Embarcadero. Essa foi minha principal fonte teórica de informação, além, é claro, dos exercícios práticos em relação ao funcionamento da linguagem.

Então, recaptulando:

  • Pratique seu inglês e prepare-se para o prazo curto da prova
  • Anote suas dúvidas sobre a linguagem Delphi
  • Procure fóruns e grupos de estudos
  • Busque o apoio da sua empresa
  • Leia e faça fichamentos da documentação da Embarcadero

Seguir essas dicas te ajudará a fazer a prova com mais tranquilidade!

Por que a Certificação Delphi Developer vale a pena?

Essa certificação aborda a linguagem Delphi com muita profundidade. Isso me despertou curiosidade para estudar Delphi bem mais a fundo, mesmo depois de ter passado pela prova.

Com certeza essa certificação impactou de forma muito positiva na minha vida profissional. Além de ganhar visibilidade profissionalmente, percebo que a certificação abriu meus horizontes em relação a estrutura da linguagem. Isso me possibilita programar com mais performance, por exemplo.

O que poderia ser apenas um desafio pessoal, se tornou algo bem motivador para que eu pudesse aprofundar cada vez mais meus conhecimentos em relação à uma das minhas ferramentas de trabalho.

Então, sim, vale muito a pena se empenhar e tirar a certificação Delphi Developer. Agora, rumo à Master!!!

 

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top