skip to Main Content
Desenvolvedor apontando orgulhosamente para a palavra CODE, ilustrando o artigo sobre Dia do Programador

Como comemorar o Dia do Programador

Você sabia que existe um dia no ano para comemorar a profissão de desenvolvedor de software? O Dia do Programador começou na Rússia, e vem crescendo anualmente, assim como o mercado para quem escolheu essa área. É comemorado em 13 de setembro, sendo que em anos bissextos, passa para o dia 12 de setembro.

Hoje, dividimos com você algumas dicas sobre como comemorar o Dia do Programador para você não passar a data em branco. Mas vamos do início: você conhece a história dessa data?

A história do Dia do Programador

Como já comentamos, a história do Dia do Programador começou na Rússia. Em 2002, o desenvolvedor russo Valentin Balt teve a ideia: “E se eu fizesse um abaixo-assinado com os colegas da firma para criar uma data que homenageasse os programadores?”.

Ok, talvez ele não tenha pensado com essas palavras. Mas foi exatamente isso o que ele fez: saiu pela empresa coletando assinaturas das pessoas e encaminhou para o governo pedindo reconhecimento da data. Ousado? Pode até ser, mas deu tão certo que estamos aqui no Brasil falando sobre como comemorar o Dia do Programador.

Porém, não foi tão fácil assim. Demorou bastante: só em 2009 o governo homologou o Dia do Programador. A ideia saiu do papel pela canetada do presidente da época e atual primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev (valeu, Dimitry!).

Por que 13 de setembro?

A ideia por trás do Dia do Programador é bem criativa e cheia de significados. Comemoramos a data no 256º dia do ano, isso porque:

  • 256 é o número de valores distintos que podem ser representados com um byte de oito bits, por isso, é um número muito conhecido entre os programadores;
  • Em hexadecimal, 256 é igual à ‘100’ → ‘0 x 100’;
  • 256 é o resultado da oitava potência do número dois, a maior potência de dois abaixo de 365, o número total de dias em um ano não bissexto.

Ideias sobre como comemorar o Dia do Programador

Agora que você conhece a história do seu dia, bora pensar em ideias para curtir ele com orgulho! Separamos algumas dicas aqui, mas por favor, compartilhe com a gente nos comentários se pensar em ainda mais formas de passar o dia 13 de setembro.

Promova jogos entre os colegas

Uma boa parte dos desenvolvedores gostam de jogos, então que tal aproveitar o Dia do Programador para uma competição saudável?  Se os colegas forem mais dos esportes do que de games, vale considerar um futebol no fim do dia.

Aqui na DB1, a semana do Dia do Programador é marcada por jogos como:

  • Counter Strike
  • Street Fighter
  • League of Legends
  • Valorant
  • Gartic
  • Xadrez
  • FIFA 21
  • Dota 2
  • Poker

Todos os anos a galera se inscreve para participar, e é sempre uma semana muito marcante no ano. Experimente comemorar a data com jogos!

Veja filmes sobre o universo de tecnologia

O cinema adora falar de tecnologia, e muitos protagonistas são desenvolvedores, sabia? Isso não vale apenas para ficção científica, existe um filme de cada gênero para agradar quem vive de software.

Postamos aqui no blog uma lista com 10 filmes para programadores que todo dev precisa assistir. Dá uma olhada lá e organiza sua maratona para o Dia do Programador!

Estude algo novo e compartilhe conhecimento

Quem trabalha com tecnologia sabe que sempre existe algo novo para aprender. O que nem todo mundo sabe é do imenso potencial para compartilhar o que sabe!

Neste Dia do Programador, pense em dividir um conhecimento com seus colegas ou com a comunidade inteira. Considere criar um post de blog, um vídeo curto, um infográfico… o que se sentir mais confortável. O importante é contribuir com a carreira de outras pessoas. Pode confiar: você com certeza sabe de algo que vai salvar o dia de alguém.

Para se manter atualizado, confira os conteúdos que temos para acesso gratuito! São diversos ebooks e lives sobre várias tecnologias diferentes.

Banner para materiais gratuitos da DB1

Inscreva-se para o Pumping Code

O Pumping Code é o evento de Dia do Programador da DB1. Comemoramos a data desde 2013, e se tornou algo tão marcante em nosso calendário que, a partir de 2020, resolvemos abrir para toda a comunidade de tech!

Durante o Pumping Code, você pode participar de trilhas de conhecimento e assistir as palestras de grandes nomes do mercado de tecnologia. Ah, e tem conteúdo pra todo mundo! Além das trilhas técnicas, sempre trazemos trilhas sobre carreira e temas que podem contribuir para a evolução de todos.

Em 2020, o Pumping Code alcançou números incríveis:

  • 1.700+ inscritos
  • 380K + impressões em comunicações do evento
  • 14K + visualizações do conteúdo

Para 2021, já temos palestrantes confirmados:

  • Carlos Edmar Pereira – Avanços no Uso de Processamento Natural de Linguagem para a Comunicação de Pessoas não-verbais
  • Carolina Ferreira – Visão 360: Usando dados e machine learning para personalizar a experiência do seu cliente
  • Tatiana Rocha – Agilidade: vilã ou mocinha para os desenvolvedores?
  • Vini Senger – Internet das Coisas e Inteligência Artificial na prática

Não perca o evento que pulsa energia e tecnologia. Convide seus amigos devs para comemorar o Dia do Programador como nunca antes!

Clique para acessar a página do Pumping Code.
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top