Skip to content
aplicação-junit5-desenvolvimento-de-software

JUnit 5 – Diferenças para o JUnit 4 e novas features

Quando falamos de Test Driven Development (Desenvolvimento guiado por testes) estamos dispostos a compreender que uma das etapas mais importantes em um ambiente de desenvolvimento de software se trata da verificação e validação dos processos, justamente para consolidar a busca por erros ou novas funcionalidades em um projeto. Mas como executar um teste adequado e funcional? Existe algum tipo de plataforma a qual posso tornar efetivo esse ambiente de testes?

A Lightning Talk ministrada por Fernando Gomes trata justamente sobre a nova versão de um Framework focado nesse segmento, o JUnit 5. Além disso, o bate-papo conta com a apresentação de funcionalidades para tornar os seus testes ainda mais práticos.

Mas o que é JUnit?

O JUnit se trata de um Framework de facilitação na criação e manutenção dos códigos, visando tornar a realização de testes de unidades, conhecidos muitas vezes como “caixa branca”, mais simples e efetivos. Com suporte à criação de testes automatizados na linguagem Java, o JUnit tem sido importante no relevante segmento de testes no processo de codificação e ajuda a consolidar ainda mais essa área.

Com o surgimento do JUnit 5 tivemos várias alterações e novidades em relação ao seu antecessor, o JUnit 4. Essas modificações variam desde anotações de teste até mesmo novas nomenclaturas, tudo para facilitar e trazer ainda mais identidade para as ações propostas pelo programador.

Assista a Lightning Talk para entender:

  • Compatibilidades do Framework
  • Surgimento do JUnit 5
  • Propriedades de um bom ambiente de testes
  • Módulos e plataforma
  • Novas nomenclaturas
  • Algumas features disponíveis
  • Comparação com o JUnit 4
  • Tratamento de exceções
  • Multiple Asserts
https://www.youtube.com/watch?v=vEr6QHil2xI

Para quem trabalha com Test Driven Development, a recomendação do JUnit é mais do que válida para melhorar ainda mais suas atividades trabalhistas, focando na efetividade e planejamento adequado de codificações. Se adequar e testar novas ferramentas é um grande passo para se destacar na sua empresa, focando sempre na evolução constante da tecnologia.  

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top