Lições que aprendi no Fórum E-commerce

3 lições que levo para vida do Fórum E-commerce Brasil 10 anos!

Lições que aprendi no Fórum E-commerce
Jasper Perrú
04 de setembro de 2019
Lições que aprendi no Fórum E-commerce

O Fórum E-Commerce Brasil é um evento de 3 dias intensos, e quando falo intensidade não me refiro ao esforço, mas às marcas que esses dias vão deixar em nós!
Nesses anos aprendi com meu CEO Ilson Rezende que negócios são fechados entre CNPJ’s, mas acima de tudo, eles só existem na relação CPFxCPF. São essas conexões que no “fim do dia” fazem tudo valer a pena.

O Fórum é o lugar onde os e-mails ganham rostos, onde as saudações viram abraços. Isso tem muito mais do que preço (pois acreditamos e investimos para estar ali), isso tem valor. Eu aprendi isso com meu parceiro João Lucas Gonçalves.

Em meio a tudo isso passei a refletir e destaco aqui 3 lições que talvez todos já saibam, mas que merecem uma reflexão a mais para que o real valor seja percebido.

1 – A importância do time

A primeira lição é que de fato só se ganha o jogo trabalhando como time. Pode ser clichê, mas se mergulharmos nisso e entendermos que em um time, mesmo com posições diferentes e tarefas distintas, o objetivo é o mesmo, faz toda a diferença na construção do resultado. Nesse quesito, minha dica é que você reconheça cada player, potencialize suas virtudes, neutralize seus gargalos e crie uma cultura de apoio mútuo para o “romper barreiras”.

2 – A melhoria contínua deve estar em todos

O segundo ponto é que time preparado ganha muito mais jogo. É simples, mas não é fácil: em diversas situações preferimos jogar com o que temos, e não com o melhor que podemos entregar. Difícil reconhecer isso, contudo a prática leva à perfeição, mas antes disso, o treino gera evolução. Estar preparado é questão de respeitar a missão, de valorizar os demais “jogadores” do time e querer entregar sempre melhor do que foi pedido, e não, isso nunca vai acabar, sempre haverá uma forma de fazer melhor, resta a cada um buscar isso.

3 – O jogo só acaba quando termina

Por anos escutei: “galera, vamos aproveitar a parte da manhã do último dia, pois depois das 15:00h vira festa apenas, o pessoal foca apenas nos brindes”, NÃO!!!! Eu não concordo com isso. Eu brinco que é a mesma coisa que ir para os EUA: lá não é lugar de dormir ou descansar, você dorme em dollar e isso é caro!!! Se estamos no fórum, enquanto não fecharem nosso stand temos oportunidade.

Testei essa hipótese e de fato dá certo: às 16:00h não havíamos batido a última de nossas metas. Ao reunir nosso time, chegamos à conclusão de que não podemos controlar o foco dos participantes, mas sim nossa atitude. Com essa mudança de olhar, conseguimos alcançar os resultados! Meta batida!

Aprendi com meu diretor Alison Garcia que muita vezes o mais importante não é fazer, mas reconhecer cada papel e dar ferramentas adequadas para a missão!

Enfim entendi que isso tudo vai além do evento, pode ser aplicado em cada missão que nos propomos a cumprir. Isso tem que ser mindset, tem que ser base para construção do time, da preparação para a missão e para dar o poder de chegar até o final, e de fato falarmos: MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA!

O que ficou dessas lições

Espero que essas lições façam sentido para você, e se fez para você, lembre que pode fazer para seu time, para seus amigos, para aqueles que como CPF’s te dão motivação para a cada dia buscar ser melhor! Seja luz, ajude as pessoas a cumprirem seus objetivos e talvez você descubra que essa é tua maior e mais valiosa missão!

Sobre o autor

Jasper Perrú é gerente comercial do EIVE, o ERP para e-commerce focado em saúde financeira criado pelo Grupo DB1 Global Software.

Jasper é formado em Análise de Sistemas e Marketing, e possui 13 anos de experiência em projetos para operações do mundo online com foco em performance com resultado.


Escrito por

Jasper Perrú

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.