ambiente-de-testes
Desenvolvimento

Lightning Talk – Nunca confie em um teste que não quebra

ambiente-de-testes
Ivo Batistela
12 de dezembro de 2019
ambiente-de-testes

Durante o processo de desenvolvimento, vários testes são realizados com o intuito de buscar possíveis bugs ou qualquer outra falha na programação daquele produto. Um teste “sempre verde”, ou seja, sem localizar qualquer tipo de erro, não significa necessariamente um bom sinal. Afinal, o intuito por trás da execução de qualquer verificação em uma codificação é encontrar falhas.

Outro caso, também chamativo, se trata de quando um teste sempre se encontra “quebrado”. Quando mal executado, uma verificação que quebra a todo momento provoca um processo maior de retrabalho e insegurança em relação ao crescimento geral do projeto, gerando ainda mais complicações.  

Pensando nos problemas que isso pode causar, o Ivo Batistela preparou uma Lightning Talk para situar as pessoas sobre a importância de estar atento ao desenrolar desse processo. Apresentando quais são os efeitos negativos e o que isso impacta na jornada de trabalho diária, fora como realmente resolver o problema.

Ambiente de testes, como e por qual motivo se atentar?

Desenvolvedores lidam com ferramentas durante todo o momento. É comum passar dias utilizando o mesmo recurso, olhando para a mesma tela, lidando com as mesmas situações em sua rotina. Justamente por conta dessa recorrência da mesma situação, analisar seus testes e compreender os mesmos serve como um feedback diário de seu trabalho, fazendo-o enxergar o caminho que seu projeto está tomando.

Acompanhar de maneira integrada as eventuais quebras durante o desenvolvimento evita bugs e, com isso, o prejuízo no processo.

Assista a Lightning Talk para entender:

  • Teste verde e vermelho;
  • Como lidar com sua ferramenta;
  • Analisar seus testes de maneira mais concreta;
  • Como permitir mudanças saudáveis;
  • Cobertura de testes;
  • Dicas em algumas linhas de programação;
  • Devo abandonar o teste?;
  • Algumas falhas inesperadas.

E muito mais.

Um ambiente de testes “todo verde” pode não estar cumprindo seu devido papel. Por conta disso, analisar a real aplicação dessa verificação é fundamental para criar um feedback diário de seu trabalho e evitar futuros problemas. Sem a necessidade de abandonar seu teste, a solução é aprimora-lo para atender seu real propósito, achar erros.  


Escrito por

Ivo Batistela
Ivo Batistela é garoto de programa na DB1 Global Software... às vezes também é desenvolvedor. Adora conhecer novas pessoas e aprender com elas <3 LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/byivo/

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.