Skip to content
Três colegas de trabalho participando de mentoria

Os seis benefícios de se tornar um mentorado 

“Aprendizado Constante” é um termo conhecido há muito tempo. Hoje em dia é raro encontrar um profissional que acredite na possibilidade de estar pronto para encarar toda sua vida profissional apenas com uma graduação ou um curso específico.  

Além das crenças pessoais, o cenário atual do mercado de trabalho busca profissionais que estejam em constante evolução, buscando aprender novos conceitos, metodologias e tecnologias além de sempre estarem atualizados com as práticas atuais, e para isso existem vários recursos: cursos, workshops, palestras, vídeos, artigos, e etc… Dentre essa infinidade de possibilidades existe a Mentoria. 

Mas o que é Mentoria? E como ela funciona? 

A mentoria é um processo de aceleração de carreira (ou de desenvolvimento), onde um profissional mais experiente oferece um acompanhamento a outro. Este processo funciona na maioria das vezes com uma relação mais individual mentor-mentorado, embora existam mentorias em grupo. Mas quais são os principais benefícios? 

 1 – Possibilidade de contato com pessoas mais experientes  

Dentro do ambiente de trabalho temos contatos com os mais diferentes tipos de pessoas e profissionais, mas a mentoria te proporciona a oportunidade de ter o contato e acompanhamento de um profissional mais experiente, que passou pelas mesmas situações que você está passando e outras que você ainda irá enfrentar, podendo assim facilitar o seu caminho. Ao ter contato com uma outra pessoa, você pode aprender muito mais que apenas conceitos teóricos. No processo de mentoria vários tópicos podem ser abordados, sejam eles referentes a hard ou soft skills.  

2 – Troca de experiência 

Como já mencionado, durante a mentoria você tem a oportunidade de ter contato com alguém que já passou as mesmas coisas que você está vivendo e tem uma noção muito melhor de futuro. Pense que você está prestes a fazer uma viagem longa pela primeira vez e tem a oportunidade de conversar com alguém que já fez a mesma viagem. Algumas informações podem não estar no mapa, por isso a visão e orientação de alguém que já conhece esse percurso, sabe dos atalhos, sabe dos problemas da estrada, pode te ajudar a ser mais assertivo e aproveitar a jornada com menos dores.  

Se estiver participando de uma mentoria em grupo você pode aproveitar os diferentes ritmos de aprendizagem, técnicas de estudo e experiências de outros membros, enriquecendo ainda mais o seu processo, olhando a mesma situação e compartilhando outros pontos de vista. 

3 – Foco nos seus objetivos 

Diferente de cursos e outras modalidades que têm seu conteúdo preparado para um determinado fim, já engessado, a mentoria é personalizada de acordo com os seus objetivos. Não é incomum que as primeiras perguntas dentro da mentoria sejam: “O que você espera dessa mentoria?”, “Quais são seus objetivos?”, porque o foco é justamente te ajudar a atingir o seu objetivo, as suas próprias expectativas. O esforço é dividido e o mentorado contribui com a construção desse processo.  

4 – Impulso no crescimento  

Um profissional mais experiente, com mais conhecimento de mercado pode abrir seus olhos para oportunidades que você talvez ainda não saiba que existam. Com a grande quantidade de informação disponível hoje, muitas coisas acabam se perdendo, e um mentor pode te ajudar a organizar essas informações para que você planeje corretamente seus passos. Quais formações são realmente úteis e necessárias? Devo buscar certificações? O que eu devo buscar atingir primeiro? Ter alguém que possa te dar uma resposta confiável e assertiva a essas perguntas pode evitar que você desperdice tempo e esforço.   

5 – Aprender coisas novas e aprimorar conhecimentos 

A melhor forma de aprender é a prática, não importa o que seja. Não importa quantos cursos você faça, quanto conteúdo você decida maratonar, sempre haverá coisas novas a aprender, às vezes coisas novas inclusive sobre conteúdos que você já estudou ou já sabe fazer, mas que na sua realidade pode ser abordado de uma outra maneira.  

6 – Ganhe experiência, cultive relações 

Eu tive uma experiência com mentoria por meio de um programa interno da DB1, com o acompanhamento de uma analista de testes sênior. Começamos trocando ideias sobre minhas expectativas e objetivos para com o processo, eu compartilhei alguns desafios que estava enfrentando no meu projeto. Ela me ajudou a entender alguns conceitos e como introduzir novas práticas no meu contexto. 

Eu entendi melhor como usar coisas que eu já havia aprendido, mas pareciam estar desconexas, e assim melhorei o que já estava sendo feito. Com o acompanhamento personalizado e prático, além de entender de forma mais concreta como aplicar conhecimentos que já tinha e os que adquiri com a mentoria, também conheci mais uma pessoa inspiradora que se tornou uma ótima amiga. 

Otimize-se!  

Quantas vezes você não fez um curso ou leu um material e entendeu a informação, mas teve dificuldade de imaginar como aquele conhecimento seria usado no seu dia a dia? Por ser personalizada às suas necessidades, a mentoria possibilita uma aplicação imediata e avaliação dos resultados. Você aprende boas práticas que podem ser aplicadas no seu caso e que realmente trazem um retorno.  

Hoje você aprendeu sobre os principais benefícios de se tornar um mentorado, além da possibilidade de contato com pessoas experientes a mentoria também proporciona um aprendizado realizado atrás da troca de experiências auxiliando no foco para a aquisição de novos conhecimentos e o crescimento profissional. Como diz o ditado: “é errando que se aprende”, e essa premissa é verdadeira, mas economizar esforço e tempo aprendendo a não cometer os erros que outras pessoas já cometeram é bem melhor. 

A mentoria é uma prática da cultura da DB1

Aqui na DB1, o programa de mentoria é uma prática que já acontece há mais de 5 anos. Colaboradores se inscrevem para ministrar mentorias, podendo mentorar até 2 pessoas em um tema.

Isso está alinhado com a nossa cultura de compartilhar conhecimento, valorizar pessoas e evoluir constantemente.

Isso faz sentido para você? Se você gostaria de trabalhar em um ambiente que promove essa troca constante de conhecimento, pega essa boa notícia: temos vagas!

banner-para-vagas-db1 

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top