skip to Main Content
Quadro Telefones De Discagem, Um Ao Lado Do Outro.

Quantos princípios formam a base do manifesto para o desenvolvimento ágil

Certamente, se você se interessou pelo título do texto, você já se perguntou quantos princípios formam a base do manifesto para o desenvolvimento ágil e ainda tem algumas dúvidas sobre como eles funcionam.

Não se preocupe, eu também já fui uma dessas pessoas, e foi justamente por esse motivo que resolvi escrever este artigo. O objetivo, portanto, é esclarecer como a metodologia ágil deve ser utilizada de maneira efetiva.

Neste texto, estaremos abordando esse assunto exclusivamente através da leitura do livro Desenvolvimento Ágil Limpo: De volta às origens, da série de livros do Robert C. Martin (Uncle Bob).

Espero que você reflita sobre a leitura e perceba que os valores descritos neste texto são essenciais para que as práticas ágeis se mantenham no quadrante esperado pelos criadores desse movimento.

A ascensão do trabalho remoto

O livro Desenvolvimento Ágil Limpo certamente se tornou uma leitura essencial nos dias de hoje. A ascensão do trabalho remoto e da metodologia ágil estão se tornando realidade de maneira muito rápida. Dentre os diversos fatores que agregam para esse crescimento, a pandemia da Covid-19 foi um acontecimento que impulsionou esse movimento.

Pessoa segurando um globo terrestre em miniatura, de vidro.
Nos últimos tempos, o mundo passou por grandes transformações. Imagem: Reprodução | Fernando @cferdo on Unsplash

Empresas que contratavam apenas localmente, agora, contam com colaboradores de todo o país – e até mesmo do exterior. Pessoas que antes só visavam vagas em empresas mais próximas, abrem os olhos para o mercado nacional e internacional, dado o home office.

Dessa forma, o mercado de trabalho está cada vez mais aquecido e as disputas, que antes eram locais, agora são globais. Com isso, o trabalho remoto se torna possibilidade quase que obrigatória em diversas empresas.

Resumo do livro

Livro aberto, com café e óculos ao lado.
No livro, Robert C. Martin fala sobre a metodologia ágil como um todo. Imagem: Reprodução | Sincerely Media on Unsplash

Antes de falar sobre dos princípios do manifesto ágil, que são base para o movimento, vou resumir o conteúdo do livro com o objetivo de contextualizar a argumentação.

Ao iniciar a leitura do livro, é possível notar que o autor tem uma grande preocupação com o que as empresas têm chamado de ágil nos dias atuais. Logo ele aborda o nascimento do movimento falando um pouco sobre o Método Cascata, descendente da Administração Científica, e como esse método funcionava.

Ao falar sobre a reunião que propiciou o nascimento do movimento ágil, Uncle Bob também esclarece a importância da tecnologia e o quão presente e necessária ela é no mundo atualmente.

Adentrando as práticas do movimento ágil, Uncle Bob esclarece que a geração de dados por meio do método ágil é o objetivo principal do manifesto.

Posteriormente, a leitura se volta às práticas de negócios e às equipes, chamando atenção para os comportamentos que devem ser implementados e seguidos para que os pilares da metodologia ágil sejam fortalecidos. Além disso, o Uncle Bob também aborda a importância das boas práticas técnicas, que são obrigatórias.

Abordando os conceitos mais teóricos, o autor fala sobre os valores fundamentais para manter o movimento vivo, e o papel de cada um dos atuantes é exemplificado, buscando demonstrar uma visão sobre a importância dos agile coaches e das certificações ao redor deste método de trabalho.

Robert C. Martin conclui o livro abordando o surgimento do movimento Software Craftsmanship, e os seus valores, que foram criados levando como base os princípios do manifesto ágil. É aqui também que ele surge com o termo “mundo corporativo do desenvolvimento de software”, que contempla a ideia da responsabilidade do desenvolvedor e sua importância na equipe.

Os princípios

Pilares de construção em estilo grego.
Os pilares do método de desenvolvimento ágil guiam a metodologia. Imagem: Reprodução | Darryl Low on Unsplash

Ao todo, Uncle Bob cita quatro princípios que formam a base para o manifesto ágil. Entenda mais sobre cada um deles:

Coragem

Quando falamos de coragem como pilar do desenvolvimento ágil, precisamos ter o cuidado para não confundi-la com imprudência.

A coragem aqui está literalmente atrelada a ser prudente, a levar em consideração que a “qualidade e disciplina maximizam a velocidade”. É preciso adotar um certo grau de agressividade e assegurar que a qualidade é o principal fundamento para maior produtividade.

Comunicação

A comunicação dentro da metodologia ágil é sinônimo de novas ideias e insights. É importante frisar que não estamos falando apenas de conversas formais, que devem acontecer. Estamos mencionando todo e qualquer tipo de comunicação que é capaz de gerar um resultado. Interagir com todos faz com que a energia da equipe seja unificada.

Feedback

No desenvolvimento ágil, o feedback é um recurso que permite ao time identificar com antecedência que algo está saindo dos trilhos. Esse recurso é responsável por guiar o projeto para um caminho com resultados favoráveis e esperados. Neste caso, adicionar frequência e quantidade aos feedbacks é algo superpositivo.

Simplicidade

Simplicidade é objetividade — no código, na comunicação e no comportamento. São com essas palavras que o Uncle Bob expressa este pilar. Manter-se simples é essencial. É necessário pensar em soluções práticas para os problemas que surgirão dentro do projeto. Ser franco, sempre que possível, evitará problemas futuros.

Conclusão

Neste livro, Robert C. Martin demonstra algumas mudanças que surgiram no decorrer dos anos e que levaram o movimento ágil para fora so seu trajeto inicial. Contudo, ele deixa claro a importância de seguir o desenvolvimento ágil à risca e também busca resgatar os valores do movimento, que sãos os princípios fundamentais para obter bons resultados utilizando o método no mundo corporativo do desenvolvimento de softwares.

Espero que este artigo traga uma reflexão sobre os fundamentos que são adotados ao olhar para essa metodologia de maneira que você consiga contextualizá-los e entender o quão importante é seguir todos os passos recomendados nas diretrizes do desenvolvimento ágil para que a metodologia seja sinônimo de sucesso nas empresas que o utilizam.

Gostou deste texto e quer colocar a metodologia do desenvolvimento ágil em execução? Então venha trabalhar no Grupo DB1! O modelo faz parte do nosso dia a dia diariamente. Clique na imagem abaixo e confira as vagas abertas!

Confira as vagas da DB1 clicando nesta imagem.

Imagem de capa: Photo by Eduardo Sánchez on Unsplash

Sobre o autor:

Michel Bernardo é um amante das tecnologias e do desenvolvimento iOS. Professor de Inglês e Desenvolvedor, adora escrever sobre tecnologia e compartilhar conhecimento. Música, videogames e musculação fazem parte da sua caixa de hobbies. Educação, saúde e tecnologia fazem parte da sua essência.
Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top