Homem de máscara em quarentena e dicas para trabalho remoto, no Blog DB1 My Journey
Ambiente de trabalho

Quarentena: dicas para novos trabalhadores remotos

Homem de máscara em quarentena e dicas para trabalho remoto, no Blog DB1 My Journey
Fernando Gomes
19 de março de 2020
Homem de máscara em quarentena e dicas para trabalho remoto, no Blog DB1 My Journey

Nesta época de isolamento social, decidi resgatar um rascunho e escrever algumas dicas para trabalhadores remotos novos e temporários.

Espero contribuir com minha experiência de 2 anos no modelo home office.

1 – Tenha uma boa cadeira

Geralmente, na sua empresa, você tem uma boa cadeira. Então, quando você começa a trabalhar de casa, talvez ainda não tenha um assento confortável. Exceto se quiser planejar ou se realmente desejar, acho que não é hora de comprar um novo.

Em vez disso, é possível adaptar alguma cadeira atual que você já possui ou comprar uma de segunda mão.

O importante é estar confortável e com postura correta, pois você passará muito tempo sentado.

2 – Encontre um lugar

Em casa, talvez você não tenha uma sala de escritório e é muito importante encontrar um lugar mais calmo e com menos distrações. Uma sugestão pode ser ajustar seu quarto ou parte da sua sala de estar.

Também pode ser muito útil, se tiver outras pessoas em casa, fechar a porta. Isso ajudará não apenas você, mas também outra pessoa que está no mesmo ambiente a entender que você está trabalhando.

3 – Assine um contrato mental

Você precisa ter em mente que está em casa, mas está trabalhando. Então, é preciso manter sua rotina como se estivesse no escritório da empresa.

E, com sua família e amigos, você precisa definir sua programação e torná-la muito bem comunicada a todos, além de informar onde você estará trabalhando e em que situação ou hora poderá ser interrompido.

4 – Mantenha-se profissional

Mantenha sua programação, suas roupas de trabalho, seu comportamento e foco, e tente imaginar que nada mudou, pense que sua casa agora é uma empresa.

Manter-se profissional ajudará sua mente e de outras pessoas ao redor, além de ser o ideal em caso de vídeo conferências.

5 – Melhore a comunicação

Isso é algo muito importante. Às vezes a comunicação escrita não é clara o suficiente, ou ainda, uma palavra escrita pode ser interpretada com um significado diferente.

Por isso, tem cuidado. Seja objetivo, mas não se esqueça de começar com contexto e tente não usar palavras e frases curtas, pelo menos não no começo. Além disso, quando possível, você pode optar por fazer uma conferência online.

Não menos importante é combinar com seu gerente e com sua equipe quais atividades você estará trabalhando, datas de vencimento, relatórios etc.

E, para finalizar, seja transparente e informe à sua equipe, líderes, clientes, quando você está on-line ou não, e em que está trabalhando.

Para algumas pessoas, talvez não seja fácil nos primeiros dias. Então, mantenha o foco, a calma e nunca desista.

Espero estar ajudando um pouco.


Escrito por

Fernando Gomes
Fernando Henrique dos Santos Gomes é formado pela UTFPR. Desenvolvedor Java FullStackDevOps e etc há 10 anos. Atualmente é Programador e Líder Técnico na DB1 Global Software. Tem atuado nos últimos dois anos com microsserviços em aplicações corporativas. Empreendedor nas horas vagas, programa de madrugada, gosta de Rock e tudo que é Geek.

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.