Hoje vou mostrar de forma rápida, como registrar um DNS grátis. Como hospeda-lo em um provedor (AWS) e gerar um certificado digital válido.
O nome DNS vem do termo “Domain Name System”, ele é o responsável por tornar a navegação da internet mais simples utilizando nomes e os convertendo em IP.
É possível fazer o registro em domínio brasileiro com o Registro.br, que vai cobrar um valor anual para manter o registro do domínio.
Porém, muitas vezes queremos validar uma ideia, ou fazer uma brincadeira entre amigos, e não queremos gastar.
Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:
Crie seu cadastro e escolha o nome do seu domínio
Para ter seu próprio nome sem custo, criaremos um DNS gratuito através do site Freenom, escolhemos o nome e clicamos em obtê-lo agora.

Crie seu cadastro, e finalize a compra. Isto dará a você o direito de uso no período de 1 ano.
Após esse período é preciso fazer o processo novamente, mas sem garantia de que o domínio será novamente seu.
Até aí tudo é muito simples, certo?
Agora vamos vincular o DNS à AWS para controlar subdomínios, assim como criar o certificado digital SSL para ele.
Vale ressaltar que o provedor pode efetuar uma cobrança, no caso da AWS, o route53 terá um custo de $0,50 de dólar mensal por DNS hospedado.
Faça login no console da AWS, no campo de pesquisa, procure por Route53,

Crie uma zona hospedada
Clique no botão “Criar zona hospedada”, em nome do domínio, insira o domínio adquirido no Freenom e marque o tipo para “Zona hospedada pública” e então finalize o cadastro.

Após isso, será criado o domínio com 2 registros automaticamente, o do tipo NS (Name Server) será utilizado para cadastrar no Freenom e permitir que a AWS gerencie o domínio.

Agora no site do freenom, vá no menu Services -> My Domains, encontre seu domínio e aperte em manage domain.

Na aba Management Tools -> Nameservers, insira os 4 valores disponíveis do registro NS que foi criado na AWS. Para confirmar clique no botão “Change nameservers”

Pronto, em pouco tempo seu DNS estará propagado pelo mundo todo e funcionando.
Com apenas estes passos, já é possível criar subdomínios para seus sites/sistemas. Porém é importante oferecer os serviços com segurança, e para habilitar um protocolo HTTPS, precisamos de certificado digital.
Certificado digital gratuito
Agora vou te ajudar a gerar seu certificado digital gratuito, podendo vincular a serviços da Amazon como API Gateway, Load Balancer e Cloud Front.
Vale lembrar que existem outras formas de se obter certificados SSL, como por exemplo comprando de uma certificadora, ou gerando gratuitamente com Lets Encrypt.
Porém, optei em ensinar uma forma rápida, gratuita e que seja gerenciado por terceiro.
Para começar vá ao painel da Amazon, e busque por “Certificate Manager”, vá ao botão “solicitar certificado”,

Selecione a opção “Solicitar um certificado público” e prossiga

Nesta etapa, você irá colocar os nomes de domínio.
Uma dica importante
Adicione 1 com o nome do domínio criado, e um segundo com “*.” e o nome do domínio. Isto serve para que o certificado seja válido a todo subdomínio que você deseje adicionar posteriormente.
Ex: www.meudominio.ml, app.meudominio.ml

Agora selecione o método de validação, eu sempre opto por validação por DNS, assim, o certificado é atualizado automaticamente, sem a necessidade de um administrador ficar clicando em link a cada 3 meses.

Agora será apresentado uma tela de validação, por ainda não possuir o DNS de validação cadastrado, vá no botão do primeiro nome do domínio e clique em “Criar registro no Route 53”

Abrirá um modal para confirmar a criação do registro. Clique em criar.

Pronto, você possui um DNS com certificado válido para disponibilizar seu MVP, site, ou o que desejar, com protocolo HTTPS.
Nas próximas publicações mostrarei como publicar seu sistema, sendo frontend, backend ou serverless.
Espero que tenha o ajudado, até a próxima!
Sobre o autor
Ramon Nunes é formado em Sistemas de Informação pela UNISUL, atualmente está finalizando a especialização em Arquitetura de Software. Integrante da equipe IT Services da DB1 Global Software, atuando como desenvolvedor Java.
Se interessa por tecnologias e técnicas que impactam na arquitetura de sistemas e na quebra de paradigmas.