Os Design Patterns (Padrões de Projeto) existem para deixar o código mais eficiente, além de agilizar e facilitar sua rotina.
Ainda assim, muita gente desconhece esse universo de soluções!
Design Patterns não são voltados a algumas linguagens específicas, mas sim às linguagens que possuem programação orientada a objetos (POO), como por exemplo:
- Java;
- .NET;
- Delphi.
Para que você domine os Padrões de Projeto, criamos um Ciclo de Capacitação ministrado por André Celestino, Desenvolvedor Delphi especializado em Engenharia e Arquitetura de Software.
São 4 vídeos para desmistificar os Design Patterns e indicar os melhores recursos para aprender cada padrão!
Chega de pensar que Design Patterns são bichos de sete cabeças!
É comum que exista um medo de aprender Design Patterns. Sabemos que codificação de software não pode ser um trabalho chato! E é aí que está a importância dos Padrões de Projeto: eles são essenciais para que a codificação se torne algo agradável e de qualidade.
Os Padrões de Projeto podem ser usados para resolver problemas de:
- Desempenho
- Duplicação de código
- Dificuldade de manutenção
- Arquitetura poluída
- Alta complexidade ciclomática
- Integração entre sistemas
- Novas regras de negócio
- Entre outros!
Implementar Design Patterns significa prezar pela saúde do projeto: uma arquitetura estável e fácil de realizar a manutenção.
Por isso, não se assuste com os diagramas dos Design Patterns! Você pode aplica-los a qualquer linguagem, qualquer funcionalidade e qualquer regra de negócio. E mais, você verá que os conceitos são muito familiares, principalmente se você já trabalha com interfaces.
Aprender valerá muito a pena, e com o Ciclo de Capacitação você terá tudo o que precisa para começar!
Quais Padrões de Projeto você entenderá nesse Ciclo de Capacitação
Nesse Ciclo de Capacitação composto por 4 vídeos, você verá com profundidade os seguintes grupos e padrões de Design Patterns:
- Design Patterns Criacionais: Factory Method, Builder e Singleton;
- São padrões que viabilizam a criação de objetos em uma arquitetura. O padrão Factory Method define a interface para a criação de um objeto. O Builder possibilita a criação de representações diferentes para um objeto complexo. O Singleton permite um ponto global de acesso à instância.
- Design Patterns Estruturais: Bridge, Decorator e Façade;
- São padrões que organizam a estrutura de classes em uma arquitetura. O Bridge faz com que abstração e implementação possam ser alteradas independentemente. O Decorator adiciona responsabilidades a um objeto dinamicamente. O Façade define uma interface de mais alto nível, deixando o subsistema mais fácil de usar.
- Design Patterns Comportamentais: observer, strategy e template.
- São padrões que envolvem a interação e comunicação de objetos. O Observer atualiza múltiplos objetos quando seus estados mudam. O Strategy deixa algoritmos intercambiáveis, permitindo que variem independentemente do cliente que utiliza. O Template permite que subclasses redefinem determinadas etapas de um algoritmo sem alterar sua estrutura.
Basta assistir aos 4 vídeos e seguir as dicas de estudo para codificar com muito mais qualidade!